Ataque de 7 de outubro foi “cicatriz na humanidade”, diz presidente de Israel
O presidente israelense, Isaac Herzog, estava entre os que realizaram atos na manhã desta sexta-feira (7) no local do festival Nova, onde descreveu os ataques de 7 de outubro como uma “cicatriz na face da Terra” e apelou aos países para apoiarem Israel.
Herzog também depositou uma coroa de flores e acendeu velas em homenagem aos mortos no local há um ano, acompanhados por suas famílias enlutadas.
“7 de outubro de 2023 é um dia que deve ser lembrado com infâmia, quando milhares de terroristas cruéis invadiram nossas casas, violaram nossas famílias, queimaram, cortaram, estupraram e sequestraram nossos cidadãos, nossos irmãos e irmãs, e com eles, pessoas de 36 nacionalidades diferentes”, disse Herzog.
A atmosfera no local do memorial era sombria enquanto familiares, amigos das vítimas e sobreviventes se consolavam.
“Bem-aventurados os que caíram, que foram assassinados e mortos aqui. Jovens que vieram para celebrar e desfrutar da dança e da música — para viver uma vida real de jovens, como qualquer jovem deveria ter direito. Vamos lembrá-los para sempre. Rezemos com remorso, dor, luto e condolências às suas famílias”, disse Hertzog.