Viva Maria se une às vozes em defesa da ministra Marina Silva
Diante dos insultos sofridos por Marina Silva na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, o programa Viva Maria se une às vozes que se levantaram em solidariedade à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Marina foi insultada durante sessão na última quarta-feira (16/10), ao ser chamada pela deputada Julia Zanatta (PL-SC) de “capacho” de ONGs. Na sequência, o deputado Evair de Melo (PP-ES) disse que a ministra passou por “adestramento” para falar diante da comissão. Tudo isso porque ao longo da audiência Marina atribuiu a parte do agronegócio às queimadas irregulares que dizimaram áreas verdes no país nos últimos meses.
Entre as vozes que se levantam para defender Marina Silva, está a de Adriana Ramos, ambientalista do Instituto Socioambiental (ISA), que há anos acompanha a trajetória de luta da ministra. Ela destaca que a tentativa de desqualificar Marina parte justamente de membros do Legislativo ligados a setores do agronegócio, a quem mais interessa promover o desmatamento e a degradação ambiental.
“Essa é uma grande ignorância e uma mentira que tem sido repetida em diferentes frentes por diversos representantes no Congresso Nacional. É uma tentativa de desqualificar o trabalho que a ministra tem em toda a sua trajetória de defesa do meio ambiente, vinda daqueles que têm assumido uma responsabilidade pela degradação ambiental na defesa, digamos, do seu direito de desmatar. É a forma que eles têm hoje para tentar se defender dessa situação que a gente está vivendo, em que o mundo inteiro vê que é insustentável qualquer iniciativa que não esteja preocupada com os efeitos da emergência climática.”
Adriana lembra que o Congresso vem flexibilizando leis ambientais e tomando iniciativas que dificultam o controle ambiental e até que protegem criminosos, como os responsáveis pelos incêndios que se espalharam pelo território brasileiro este ano. Por outro lado, ressalta que Marina Silva é uma personalidade reconhecida no mundo todo por ter sido a ministra que conseguiu estabelecer um plano de combate ao desmatamento, que fez o Brasil ser o país que mais reduziu emissões de gases de efeito estufa no mundo.