No Ceará, escola onde estudou Fagner e Juliana Paiva é a melhor do Enem; conheça
Por oito anos consecutivos um colégio cearense lidera o ranking de escolas com melhor desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) — o vestibular com maior projeção em todo o país.
A escola Farias Brito, localizada em Fortaleza (CE), tem maior nota média (772,55) das últimas edições. É o que consta nos resultados do Enem 2023, divulgados pela AIO Educação.
O colégio teve alunos hoje conhecidos nacionalmente, como o cantor Fagner, as atrizes Juliana Paiva e Karla Karenina, incluindo figuras de destaque do cenário político brasileiro.
Além de abrigar a melhor escola do Enem, o Ceará é o estado com maior proporção de pessoas que concluíram o ensino médio e fizeram a inscrição no exame, segundo o Censo Educação Ensino Superior 2023.
A pesquisa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostrou que 89,5% dos estudantes cearenses que terminaram a escola em 2022 se inscreveram no Enem 2023.
Sucesso no Enem requer preparação
Tales de Sá Cavalcante, diretor superintendente da Farias Brito, disse à CNN que as atividades de preparação dos estudantes para o Enem se iniciam logo nos primeiros anos do ensino fundamental.
“Nas turmas olímpicas, a partir do 6º ano, trabalhamos aprofundamento de conteúdos por meio da preparação para olimpíadas científicas de matemática, física, informática, entre outros, trabalhando principalmente o raciocínio lógico”, comentou, como uma das estratégias pedagógicas adotadas pelo colégio.
Já no ensino médio, de acordo com Cavalcante, a ideia é “possibilitar o desenvolvimento integral do aluno”.
Outro método foi criar turmas específicas para determinados processos seletivos, vistos como os maios rigorosos, como no caso de medicina – em 2023, o candidato que alcançou o 1º lugar em medicina na Unicamp estudou no colégio cearense.
“O acompanhamento pedagógico visa desenvolver as habilidades e aumentar o domínio sobre os objetos do conhecimento. Para isso, são utilizadas ferramentas tecnológicas capazes de nos apresentar, com riqueza de detalhes, as deficiências verificadas e, consequentemente, promover a retomada dos conteúdos”, acrescentou o diretor.
Enem para entrar nas federais
Em 2009, universidades federais passaram a adotar o Enem como parte de seus processos seletivos. A partir disso, muitos colégios começaram a direcionar esforços na preparação para o exame. O Farias Brito foi um deles, ao reestruturar seu modelo pedagógico.
“Investimos toda a expertise pedagógica na preparação do corpo docente para a compreensão de como avaliar os estudantes tendo em vista as habilidades e competências previstas na matriz de referência determinada pelo Inep”, disse Cavalcante.
Segundo ele, outro trunfo foi entender que era preciso uma redefinição da proposta curricular da escola, feita “com rapidez e solidez” para se tornar a melhor escola no Enem. “Um outro exemplo ocorreu no momento de reestruturação da reforma curricular para o novo ensino médio.”
Dica para o Enem na reta final
Na reta final, Tales de Sá Cavalcante destacou que o ideal é focar “na dimensão emocional”, desenvolvemos práticas de controle da ansiedade e de manutenção de bem-estar e energia “para que os alunos possam performar bem” no Enem.
“É fundamental a manutenção de uma jornada adequada de sono, uma alimentação saudável e boas práticas de higiene, o que é determinante para não adoecer no período anterior às provas.”
Também é importante se preocupar com as atividades físicas regulares e ações cardiorrespiratórias, como estratégias de prevenção à ansiedade. “É valioso estabelecer uma boa programação na véspera da prova, focada em relaxamento, atividades lúdicas e prazerosas”, finalizou ele.
5 formas de usar a nota do Enem: estudar em Portugal, ProUni e mais