Serra dos Órgãos, no Rio, enfrenta incêndios há uma semana
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, maior rede de trilhas do Brasil e um dos locais mais buscados para a prática de esportes de montanha do país, também é atingido por fortes incêndios. Ao todo, 36 brigadistas, com apoio do Corpo de Bombeiros, atuam no local desde a noite da última terça-feira (10).
A unidade de conservação abrange áreas dos municípios fluminenses de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis. O incêndio ocorre na área do Morro do Cobiçado e Ventania.
O clima seco, o relevo da região e os fortes ventos facilitam a disseminação do fogo. O ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que administra o parque, já mobilizou seus brigadistas em diferentes ocasiões desde o mês passado.
O acesso à região atingida está restrito e a unidade recomenda às pessoas que não façam trilhas no parque.
Ainda de acordo com o ICMBio, há cerca de 80 focos de incêndios no estado do Rio de Janeiro.
Especialistas têm apontado que os ecossistemas ficam mais vulneráveis por causa da seca, como a que o país está enfrentando, mas muitos incêndios começam pela ação humana e de forma voluntária.
O excesso das queimadas resulta na qualidade do ar em diversas regiões, gerando grandes preocupações com a saúde da população.