Reunião entre membros dos três poderes discute o combate às queimadas
Diante das queimadas no Brasil e, especialmente, na capital federal, que está tomada por fumaça, o presidente Lula marcou um encontro no fim da tarde desta terça-feira (17/9) com os presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Lula chamou essa reunião, no Palácio do Planalto, para que os chefes dos poderes façam um diagnóstico da situação dos incêndios no país e compartilhem responsabilidades.
É o que informou o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta.
“Para que façam um diálogo a partir desses diagnósticos, dessas informações, e possam pensar de forma conjunta um compartilhamento de responsabilidades à medida que existem ações que vão além da responsabilidade do governo federal. E a ideia é tratar esse tema não como um tema do governo, mas como um tema do estado brasileiro, com a participação de todos os poderes.”
O presidente Lula teve, nessa segunda-feira (16/9), um dia intenso de reuniões com especialistas e ministros, inclusive com Marina Silva, do Meio Ambiente, para definir medidas que serão tomadas pelo governo contra as queimadas.
Essas ações serão anunciadas nesta terça-feira (17/9) e incluem, por exemplo, algumas medidas provisórias.
Ainda foram convidados os presidentes do Tribunal de Contas da União (TCU) e o chefe da Procuradoria Geral da República (PGR).
Segundo o ministro Paulo Pimenta, Lula terá um encontro com governadores nos próximos dias.
Os incêndios no país atingiram, neste ano, mais de 11 milhões de hectares. Apenas em agosto foram queimados mais de cinco milhões e meio de hectares.