Aviação

Dia Nacional do Aviador é celebrado nesta quarta-feira (23) em homenagem ao pioneiro Alberto Santos Dumont

No Brasil, o Dia do Aviador foi oficializado por meio da Lei nº 218, de 4 de julho de 1936

Dia Nacional do Aviador é celebrado nesta quarta-feira (23) em homenagem ao pioneiro Alberto Santos Dumont
Publicado em 23/10/2024 às 17:00

Nesta quarta-feira (23), comemora-se o Dia Nacional do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira, em homenagem a Alberto Santos Dumont, considerado o “pai da aviação”. A data celebra os pilotos que, assim como Dumont, se aventuram pelos céus e transportam passageiros em uma das invenções mais revolucionárias do século XX: o avião.

A história do primeiro voo de Santos Dumont

No dia 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris, Santos Dumont se tornou o primeiro ser humano a realizar um voo em um aparelho mais pesado que o ar, o famoso 14-Bis. Diante de uma multidão de mais de mil espectadores e membros da Comissão Oficial do Aeroclube da França, o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, a uma altura de dois metros do solo, estabelecendo um marco na história da aviação. Este feito foi reconhecido mundialmente como o início da era dos voos controlados.

Reconhecimento oficial no Brasil

No Brasil, o Dia do Aviador foi oficializado por meio da Lei nº 218, de 4 de julho de 1936, destacando a importância do primeiro voo e do pioneirismo de Santos Dumont. A data também é celebrada como o Dia da Força Aérea Brasileira, reforçando a relevância do feito para a história da aviação mundial e para a formação das forças aéreas do país.

Santos Dumont: o pai da aviação moderna