Abuso

Diretório pede cassação de candidatura de prefeito de Nova Alvorada do Sul

Conforme denúncia, os processos de candidatura e filiação da Ivone ao PL “foram empreendidos por extrema pressão, coação e abuso de poder político e de autoridade”.

Diretório pede cassação de candidatura de prefeito de Nova Alvorada do Sul
Município de Nova Alvorada do Sul (foto Divulgação)
Publicado em 12/09/2024 às 0:02

Dândara Genelhú – 11/09/2024 – 17:27

Diretório partidário pediu a cassação da candidatura do prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari (PP). O chefe do Executivo que concorre à reeleição foi denunciado por pressão para filiação eleitoral no município.

A ação é movida pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro) de Nova Alvorada do Sul e o presidente da legenda municipal, André Felipe Belmiro. Respondem o candidato a reeleição José Paulo Paleari (PP) e a candidata a vereadora Ivone José da Rosa Santos (PL).

Conforme a denúncia, os processos de candidatura e filiação da Ivone ao PL “foram empreendidos por extrema pressão, coação e abuso de poder político e de autoridade”.

Em 23 de fevereiro a candidata a vereadora participou de convenção do PSB para filiação. Contudo, a ação alega que Ivone sofreu pressão para trocar a legenda pelo PL.

Assim, aponta que o prefeito “promoveu diversos atos de coação, utilizando-se de seu poder público, para coagir aquela a desfiliar-se do partido representante para que se juntasse a coligação deste”.

Além disso, informa na ação que houve negociação de suposto terreno pertencente à candidata. Na petição, os advogados afirmam que Ivone havia “recebido dois lotes de terrenos há alguns anos da CODECON, porém, não haviam sido liberados os documentos para estes para a devida regularização”.

Em 2024 os terrenos teriam sido regularizados e liberados. No entanto, afirma que “houveram empecilhos pessoais e políticos que interferiram no recebimento de sua documentação”.

Por isso, pede a cassação da candidatura dos XXX, além de inexigibilidade por oito anos para os envolvidos. Por fim, solicitou que o juiz determine multa de cerca de R$ 490 mil.

Jornal Midiamax acionou o prefeito para posicionamento, por meio de mensagens devidamente documentadas. Contudo, até a publicação desta matéria não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

Créditos: Jorna Midiamax