Polícia do Rio identifica 34 pessoas que provocaram incêndios
Trinta e quatro autores de incêndios criminosos praticados no Rio de Janeiro foram identificados por meio da Operação Curupira, resposta da Polícia Civil no combate às queimadas que atingiram diversos parques do Estado. Cinco já foram presos e nove indiciados.
De acordo com a Polícia Civil, além dos prejuízos à fauna e à flora, as práticas acarretam risco humano e patrimonial às populações afetadas pelos incêndios.
Entre os autores identificados está um adolescente, que compareceu à delegacia acompanhado do pai. O menor admitiu ter ocasionado o foco que devastou grandes áreas de vegetação nos distritos de Pedro do Rio e Secretário.
Outro capturado foi um homem de 61 anos, flagrado em vídeo ateando fogo na área de proteção ambiental da Serra da Beleza, à margem da Rodovia RJ-143, altura do Km 52. Com o autor, foram encontrados uma motocicleta, roupas e o capacete usados no crime.
As diligências da Operação Curupira continuam. Também participam das ações a Secretaria Estadual do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente.