Política

Presidente Lula visita Mato Grosso do Sul pela terceira vez em 2024 para inauguração de fábrica da Suzano

Evento marca a abertura da maior fábrica de celulose em linha única do mundo, localizada em Ribas do Rio Pardo

Presidente Lula visita Mato Grosso do Sul pela terceira vez em 2024 para inauguração de fábrica da Suzano
Evento marca a abertura da maior fábrica de celulose em linha única do mundo, localizada em Ribas do Rio Pardo
Publicado em 05/12/2024 às 11:53

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) chegaram a Mato Grosso do Sul na manhã desta quinta-feira (5), desembarcando no Aeroporto Internacional de Campo Grande às 8h14, em voo presidencial. A dupla segue para a inauguração da fábrica de celulose da Suzano, em Ribas do Rio Pardo, a 98 km da Capital. O evento está previsto para começar às 9h (horário local) e conta com um robusto esquema de segurança organizado pela Polícia Rodoviária Federal e o Exército.

A maior fábrica de celulose do mundo

Com 600 mil hectares de eucalipto plantados no estado, a Suzano inaugura a maior fábrica de celulose do mundo em linha única. A unidade realiza todo o processo de produção, desde o plantio das sementes até a fabricação da celulose, ampliando significativamente a capacidade de exportação brasileira.

A nova fábrica promete transformar a economia local, gerando milhares de empregos e consolidando o Mato Grosso do Sul como um dos maiores polos de celulose do mundo.

Visitas anteriores de Lula ao estado em 2024

Esta é a terceira visita de Lula ao Mato Grosso do Sul neste ano, reforçando a importância estratégica da região para o governo federal.

  1. Abril: Lula esteve em Campo Grande para marcar o início das exportações de carne para a China pela JBS, ampliando o mercado de exportação de frigoríficos brasileiros. Durante a visita, também discutiu a proposta de compra das terras indígenas de Ñande Ru Marangatu.
  2. Junho: O presidente sobrevoou o Pantanal ao lado do governador Eduardo Riedel (PSDB) e das ministras Simone Tebet (Planejamento) e Marina Silva (Meio Ambiente). Na ocasião, anunciou uma nova política de manejo integrado do fogo, uma iniciativa que combina práticas técnicas, científicas e tradicionais para o controle de queimadas no bioma.

Impacto e futuro

A inauguração da fábrica da Suzano é mais um marco econômico para o Mato Grosso do Sul, reforçando o papel do estado como um importante ator no cenário nacional e internacional. A presença de Lula na cerimônia reflete o compromisso do governo com projetos que impulsionam o desenvolvimento sustentável e econômico da região.

Créditos: jornal do estado do MS