Rússia diz ter detido dois agentes ucranianos na Crimeia
Um órgão regional do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) disse nesta sexta-feira (27) que deteve dois agentes ucranianos na Crimeia anexada pela Rússia, que transferiram informações sobre instalações militares russas para Kiev, informou a agência de notícias estatal TASS.
O FSB disse que um dos homens forneceu informações sobre as coordenadas das instalações de defesa aérea na cidade de Kerch.
A Ponte da Crimeia, uma importante linha de abastecimento para as tropas russas que lutam na Ucrânia, vai de Kerch ao Krai de Krasnodar, no sul da Rússia. A Rússia tomou a Crimeia da Ucrânia em 2014 e usou-a como uma das plataformas de lançamento para o que chama de “operação militar especial” na Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022.
O homem, que o FSB identificou como um residente de 45 anos da Crimeia, também passou informações de inteligência a Kiev para uso no lançamento de ataques com mísseis, disse a agência.
O segundo detido, de 43 anos, também se ofereceu para ajudar o Ministério da Defesa ucraniano, disse a TASS citando o FSB.